Custando quase R$ 180.000, Vw Nivus GTS chega como primeiro SUV esportivo da marca feito no Brasil
Depois de aposentar o Polo GTS, agora é a vez do Nivus ganhar essa chancela. Primeiro SUV esportivo da Volkswagen feito no Brasil, ele chega de olho na clientela do Fiat Fastback Abarth. Com esse design coupé, ele busca uma clientela que gosta da potência do tradicional motor 1.4l turbo de 150 cavalos e uma altura um pouco mais elevada do solo. Mas ele cobra caro por isso. O Nivus GTS custa a partir de R$ 174.990, mas com as rodas 18" exclusivas e desenhadas por José Carlos Pavone, chefe de design da marca no América do Sul, o preço sobe para R$ 177.000.
Já que estamos falando de comparação, para se ter uma ideia, o Fiat Fastback Abarth custa a partir de R$ 170.594, sem opcionais. Além de ter uma mecânica mais potente, com seus 185 cavalos (etanol) e 27,5 kGfm de torque.
Mas, vamos ao que interessa, mostrar todos os detalhes do Novo Nivus GTS. O motor 250 TSI, 1.4l turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm estreia no Nivus, permitindo um desempenho ainda maior para o modelo. O câmbio automático de seis marchas completa o conjunto mecânico, sendo que as trocas podem ser feitas de maneira manual na alavanca ou no paddle shift atrás do volante.
O motor 250 TSI está acompanhado por uma nova calibração dinâmica. Para fazer jus ao nome GTS, a versão esportiva do Novo Nivus passou por um trabalho extenso no departamento de engenharia da Volkswagen do Brasil para aprimorar ainda mais o seu desempenho, principalmente no conjunto de suspensão, além de uma nova calibração no sistema de ESC.
De acordo com a marca, o comportamento do Novo Nivus GTS ficou mais acertado, principalmente por conta da potência extra. A segurança, fundamental para a Volkswagen, também não foi deixada de lado, já que a versão traz freio a disco nas quatro rodas, assim como acontece nas demais configurações do Novo Nivus. O sistema de direção também marca presença, mas devidamente calibrado para o desempenho esportivo do modelo.
De série, o modelo conta com o pacote ADAS, que inclui o controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), a frenagem autônoma de emergência (AEB), o assistente ativo de permanência de faixa (Lane Assist) e o assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist). Há ainda seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), fixação de assento de criança com sistema ISOFIX/Top Tether, assistente para partida em subidas, controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), além do bloqueio eletrônico (EDS).
Detalhes exclusivos do GTS
Para destacar a esportividade do Novo Nivus GTS, diversos detalhes exclusivos foram pensados para o modelo. Visualmente, a versão se destaca pelos detalhes em vermelho, que podem ser vistos na parte inferior do para-choque e nos detalhes internos. A icônica sigla GTS também marca presença, sendo inserida na grade frontal, tampa traseira, alinhada com o logotipo da VW, e nas laterais. Os retrovisores externos são pintados em Preto Ninja.
A iluminação em Full LED deixa o visual moderno e fornece uma assinatura exclusiva na dianteira e traseira, ainda contribuindo com alcance de 130 metros para o motorista em qualquer situação. Para as rodas, a opção de 18 polegadas (com pneus 215/45) são inéditas e exclusivas para o GTS, desenhadas pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, comandado por José Carlos Pavone.
O interior do Novo Nivus GTS foi repaginado para a versão esportiva. Os bancos contam com um revestimento premium, mas os dianteiros ganham um formato exclusivo, pensado para transmitir esportividade no toque, ao mesmo tempo que abraçam melhor o corpo dos ocupantes. O revestimento dos bancos é exclusivo para a versão, com o logotipo GTS estampado nos bancos dianteiros. No painel, um aplique em acabamento premium leva o icônico logotipo GTS no lado do carona, enquanto todo o revestimento do teto foi escurecido. Detalhes em vermelho completam o toque esportivo.
A conectividade também está presente no SUV esportivo, com a central multimídia VW Play Connect, que tem internet embarcada e permite o uso de aplicativos diretamente em sua tela, sem a necessidade do uso de smartphones. Entretanto, a central é compatível com espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e há ainda carregador por indução para os celulares no painel do Novo Nivus GTS, e com saída de ar para manter o aparelho resfriado.
O painel de instrumentos 100% digital, oferece uma tela de 10,25 polegadas para completar o pacote tecnológico do modelo. Especialmente para a versão GTS, a tela recebeu detalhes exclusivos em vermelho, além de um novo grafismo.
E como não poderia ser diferente em uma versão esportiva, o Novo Nivus GTS tem diferentes modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Neste último, é possível configurar diversos parâmetros para combinar características dos três modos de condução. As configurações podem ser feitas de maneira rápida diretamente na tela da VW Play Connect.
Cores
O Novo Nivus GTS está disponível em cinco cores, com quatro delas trazendo a combinação bicolor. São elas: Branco Cristal, Cinza Moonstone, Vermelho Sunset e Azul Titan, que contam com o teto pintado em Preto Ninja. Para quem deseja um visual totalmente escurecido, há a opção Preto Ninja, que deixa toda a carroceria nesta tonalidade.
Legado histórico dos esportivos GTS
Toda a família de esportivos da Volkswagen marcou época na memória do público brasileiro. O Novo Nivus GTS chega para preencher mais um capítulo dessa sigla icônica, que marca presença no Brasil desde o VW Passat GTS, que estreou em 1983, e passou a ser chamado de Passat Pointer GTS no ano seguinte.
Alguns anos depois, ainda na década de 1980, o VW Gol ganha sua versão GTS, que ficou em linha entre 1987 e 1994, conquistando o coração dos brasileiros que já eram apaixonados pelo carro mais vendido da história do Brasil.
Resgate da esportividade
O Novo Nivus GTS é o primeiro lançamento esportivo de 2025, inaugurando o resgate da esportividade. Ele, ao lado do Novo Jetta GLI e do Novo Golf GTI, inaugura a família de esportivos da marca: a VW Legends.
Além dele, a Volkswagen ainda prepara o lançamento do Novo Jetta GLI, além do retorno de um dos carros mais amados pelos brasileiros, o Novo Golf GTI, que chegará em sua geração mais recente e mais potente do que nunca.