Av. Bandeirantes, 909 - Amambaí - Campo Grande / MS

(67) 99640-7408 / (67) 3201-2518

Mapa da loja

Meio SUV e fastback, Novo Peugeot 408 é lançado na Europa

28/06/2022 - 17:59 - Redação - Fotos: Divulgação Peugeot

Com o Novo 408, a Peugeot manifesta a inventividade de suas equipes ao propor, no topo do segmento C, uma silhueta fastback inédita: tanto na história da Marca como no mercado automotivo atual, o 408 é o primeiro do gênero. Inesperado, diferenciado, este PEUGEOT de uma nova espécie oferece, além da postura felina e da elegância única, a excelência de uma engenharia centrada na eficiência e uma eletrificação inteligente, bem como emoções proporcionadas por tecnologias de ponta dedicadas ao prazer de conduzir e a uma utilização instintiva.

O Peugeot 408 se distingue principalmente pela silhueta Fastback dinâmica e pelo conceito diferenciado das categorias existentes, mas também por seu estilo reconhecível entre todos. A postura, felina, é característica dos modelos da Marca. As linhas são afiladas e a grade, que reproduz a cor da carroceria integrando-se perfeitamente na face dianteira, ostenta o novo emblema da Peugeot, ilustrado por uma cabeça de Leão. O recorte invertido do para-choques traseiro surpreende e confere ao perfil um dinamismo inédito. O 408 está solidamente assentado sobre grandes rodas de 720 mm de diâmetro, e os aros icônicos de 20 polegadas apresentam um desenho geométrico disruptivo. Na dianteira, a assinatura luminosa na forma de presas faz do 408 um perfeito integrante da família Peugeot, bem como as lanternas de LED com três garras na traseira.

Com um comprimento de 4,69 m e uma distância entre eixos de 2,79 m, o novo PEUGEOT 408 oferece um espaço interno notável na 2ª fileira, com um espaço para as pernas de 188 mm. O porta-malas também é generoso, com um volume de 536 litros extensíveis para 1.611 litros com os bancos traseiros rebatidos. A altura de 1,48 m torna a silhueta fina e esbelta, contribuindo para a eficiência aerodinâmica.

O Peugeot 408 oferece ao condutor e aos passageiros a última geração do i-Cockpit®, inconfundível com seu pequeno volante dedicado ao prazer de conduzir e ao domínio da agilidade.

O destaque vai para a qualidade do acabamento e conectividade da cabine, que incorpora as tecnologias mais recentes para tornar a experiência de condução e viagem mais intuitiva e gratificante.

Alimentados por 6 câmeras e 9 radares, os sistemas de auxílio à condução tranquilizam e protegem. Eles incluem:

Cruise Control adaptativo com função Stop and Go;
Visão noturna (Night Vision) que permite alertar a presença de animais, pedestres ou ciclistas na via antes de eles aparecerem no feixe luminoso dos faróis;
Vigilância de ponto cego com longo alcance (75 metros);
Alerta traseiro de tráfego que previne de perigos potenciais em marcha ré.
 
A oferta de motorizações do Peugeot 408 inclui duas versões híbridas recarregáveis de 180 e 225 cv e uma versão a gasolina de 130 cv. Todas estão associadas a uma caixa de câmbio automático de 8 marchas EAT8. Uma versão totalmente elétrica será lançada em alguns meses.

A eficiência esteve no foco do desenvolvimento do Peugeot 408. A associação de esforços em matéria de aerodinâmica, de redução das massas (a partir de 1.396 kg) e de motorizações com baixas emissões resultou em consumos de energia médios incrivelmente reduzidos (em vias de homologação), tanto no caso dos modelos híbridos como no da versão térmica.

O novo Peugeot 408 chega ao mercado europeu já no começo de 2023. Veículo com vocação mundial, será produzido inicialmente na França, em Mulhouse e, logo em seguida na fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local.

O Mercado e os Clientes

Com o novo 408, a Marca completa sua oferta neste segmento estratégico que é o segmento C, no qual a PEUGEOT conquistou um lugar de destaque nos últimos anos, com o sucesso dos SUV 3008 e 5008, e de três gerações de hatchbacks 308 e peruas 308 SW, cuja última versão acabou de ser lançada. O PEUGEOT 408 completa assim a oferta da Marca e se posiciona no topo do segmento C.

O novo Peugeot 408 está alinhado com os valores e preocupações de uma população no auge da modernidade: dinâmico, hiperconectado, quer contribuir para a transição energética, sem abrir mão de viver momentos reais de prazer. Ele busca novidades, aprecia a criatividade e a audácia das associações inéditas que escapam das categorias preestabelecidas.

A maioria dos clientes do novo 408 deve ser composta por casais, maioritariamente trabalhadores, com ou sem filhos, que utilizarão o carro para atividades pessoais e profissionais. Um mosaico de necessidades e desejos, às vezes complementares, orienta sua escolha. Alguns querem subir de gama no segmento C e adquirir um carro maior e mais espaçoso. Outros desejam uma silhueta mais original e mais inovadora que um SUV compacto, que consideram excessivamente comum ou familiar. Outros, ainda, apreciam a estatura de um carro grande. Todos buscam sensações automobilísticas contemporâneas para suas utilizações cotidianas ou para longas viagens confortáveis e serenas em boa companhia.

Um Fastback

Associada à postura felina característica de todo Peugeot, a linguagem formal do novo 408 adequa-se perfeitamente ao novo conceito inovador de Fastback topo de linha do segmento C.  Ele se caracteriza por um tratamento particularmente acerado das superfícies, visível sobretudo na traseira onde acaba o teto, na tampa do porta-malas e no nascimento dos paralamas, criando facetas afiadas que brincam com a luz.

O 408 tem uma arquitetura externa que lhe é própria. Construído sobre a versão da plataforma multienergia EMP2 (Efficient Modular Platform), ele possui uma distância entre eixos de 2,787 m, garantia de um espaço generoso para os lugares traseiros. Seu comprimento totaliza 4,69 m e sua largura tem 1,859 m com os retrovisores rebatidos.

As bitolas são largas, com 1,599 m na frente e 1,604 m atrás, assentando solidamente o veículo no solo, sobre rodas de grande diâmetro (720 mm) e aros de até 20 polegadas. Embora seja elevado, o PEUGEOT 408 tem um perfil afilado e esportivo graças a uma altura limitada a 1,48 m.

Na dianteira, temos um longo capô encastrado entre paralamas elevados, característica dos últimos modelos da PEUGEOT. Essa opção de estilo reforça a imponência do bloco dianteiro ao mesmo tempo que torna o perfil mais fluido, pois o corte entre o para-lama e o capô é invisível. Esse princípio de construção também simplifica o contorno periférico do capô, permitindo uma justaposição perfeita das peças de carroceria.

A tecnologia Matrix LED utilizada na iluminação permitiu desenhar faróis muito finos, garantindo ao mesmo tempo uma iluminação de altíssima qualidade. Esses faróis compõem o olhar do novo 408: um olhar decididamente PEUGEOT. A assinatura luminosa se prolonga para baixo com duas faixas de LED em forma de presas que mergulham em direção ao para-choques.

A grade, na qual se encontra o novo emblema da Marca, dissimula o radar utilizado em inúmeros sistemas de auxílio à condução, assina a identidade do 408.  O acabamento na cor da carroceria “desmaterializa” a grade, criando uma fusão com o volume geral do para-choque – sinal de uma mudança de geração e da eletrificação da gama PEUGEOT. Grandes detalhes decorativos na cor preta caracterizam o tema gráfico da face dianteira, acentuando visualmente a largura e a robustez. Eles Eles circundam e protegem as faixas luminosas em forma de presas, fazendo contraponto às proteções pretas que cercam a carroceria e realçam, por contraste, a visibilidade da assinatura luminosa.

O perfil do novo PEUGEOT 408 é caracterizado por um astucioso recorte entre as peças pretas e as peças pintadas, que afinam a silhueta e lhe confere dinamismo. Ele também reforça a generosidade da cabine, inclusive no desenho lateral do vidro, que tem seu dinamismo fastback depois do ponto alto de acessibilidade da porta traseira.

As proteções laterais da carroceria e das caixas de rodas se prolongam no robusto para-choques traseiro preto que, ao cortar de viés a cor da carroceria, acentua o efeito invertido da traseira, beneficiando o dinamismo. Também permite equilibrar visualmente o balanço traseiro, que acolhe uma porta-malas de grande capacidade.

Os aros de 20 polegadas com um estilo disruptivo e uma forma geométrica inserida num círculo surpreendem quando o veículo está parado e criam um efeito visual espetacular em baixa velocidade. O seu desenho inusitado está alinhado com o tratamento conceitual inédito do novo 408.

A parte posterior do teto é uma área especialmente sensível em termos de aerodinamismo. O fluxo de ar é otimizado e guiado por duas “orelhas de gato” que formam um corredor aerodinâmico ideal em direção ao spoiler da tampa do porta-malas. Esses dois apêndices angulosos e eficientes fazem parte dos elementos de estilo que distinguem o novo PEUGEOT 408.

6 cores estarão disponíveis para o novo PEUGEOT 408:

Azul Obsession (nova cor de lançamento do modelo)
Cinza Titane (nova cor)
Cinza Artense (apenas na versão Allure)
Vermelho Elixir
Branco Nacré
Preto Perla Nera

O Sistema Peugeot i-Connect Advanced

O novo Peugeot 408 oferece uma experiência conectada de altíssimo nível. Ergonômico e sem ruptura com as utilizações do dia a dia, seu novo sistema de infoentretenimento oferece aos usuários, em função de suas competências e desejos, o que há de melhor no universo dos smartphones e dos automóveis. Cada condutor pode definir e salvar suas preferências de visualização, ambiente e configurações. O sistema memoriza até 8 perfis diferentes.

A função mirroring que conecta o smartphone ao sistema de infoentretenimento do veículo agora é sem fio, com a possibilidade de conectar dois telefones por Bluetooth ao mesmo tempo. Quatro entradas USB-C completam o dispositivo conectado do PEUGEOT 408.

A tela central de 10 polegadas em alta definição é totalmente e facilmente personalizável, graças ao modo multi telas e aos “widgets” ou atalhos de fácil utilização e com a reatividade de um tablet. Dessa forma fica fácil percorrer os diferentes menus da esquerda para a direita ou de cima para baixo para as notificações, ou pressionar com 3 dedos para acessar o painel de aplicativos.

Prático com um smartphone, para voltar à página principal basta pressionar o botão “Home”.

Na parte superior da tela, uma faixa fixa exibe informações sobre a temperatura externa, o ar-condicionado, a posição nas páginas de widgets, os dados de conectividade, as notificações e a hora.

Com o mais recente sistema de infoentretenimento, o PEUGEOT i-Connect Advanced, oferece experiência completa. Ele possui o eficiente sistema de navegação conectada TomTom. Para uma visualização perfeita, o mapa é exibido em toda a superfície da tela de 10 polegadas. A atualização do sistema é efetuada “over the air”, ou seja, diretamente através da transmissão dos dados pela rede de telecomunicações.

Para proporcionar mais segurança e facilidade no dia a dia, o comando “OK PEUGEOT” de reconhecimento vocal em linguagem natural permite acessar todos os itens relacionados às questões de infoentretenimento.

Para acompanhar os usuários e responder às suas dúvidas, o sistema integra toda a documentação de bordo, bem como tutoriais.

Carroceria e Motorizações

A eficiência sempre esteve no centro das preocupações das equipes da PEUGEOT durante toda a fase de concepção e desenvolvimento do novo 408, a fim de reduzir o consumo e limitar as emissões de CO₂.

O aerodinamismo do novo Peugeot 408 foi alvo de um cuidado todo especial, pois contribui positivamente para o balanço energético. Para-choques, tampa do porta-malas, difusor, montantes de carroceria, retrovisores, painel inferior da carroceria, entre outros. As peças de carroceria foram todas otimizadas graças a uma estreita colaboração entre os designers e os engenheiros de aerodinâmica da PEUGEOT – uma colaboração comparável à disciplina de trabalho instaurada entre as equipes de design e de engenharia durante o desenvolvimento do Hypercar 9X8. O design das rodas também ajuda a melhorar a eficiência aerodinâmica e contribui significativamente para o desempenho global do veículo.

Para aprimorar o conforto em termos de vibração, foi feito um trabalho de otimização da rigidez da carroceria, com colagem de elementos estruturais. Mais do que nunca, o prazer de conduzir está inscrito nos genes deste novo PEUGEOT 408, com uma aderência ao solo exemplar, um conforto de rodagem de alto nível, um excelente conforto de condução além de uma manobrabilidade ideal em áreas urbanas, com raio de giro entre calçadas de 11,18 m.

Os pneus montados no novo PEUGEOT 408 têm dimensões de 17 a 20 polegadas. São pneus de categorias Classe A, que aumentam a eficiência ao reduzir a resistência à rodagem, sem renunciar às exigências da Marca em termos de comportamento de referência na estrada.

Duas motorizações híbridas recarregáveis estão disponíveis no novo Peugeot 408:

PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8: 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e de um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa de câmbio automático de 8 marchas e-EAT8 / em vias de homologação.
PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8: 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e de um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa de câmbio automático de 8 marchas e-EAT8 / em vias de homologação.
 
A bateria Li-ion das duas versões híbridas recarregáveis tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis: um carregador monofásico de 3,7 kW oferecido de série e um carregador monofásico de 7,4 kW como equipamento opcional.

Os tempos estimados de recarga são:
Wall Box (32 A) 7,4 kW com o carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, a carga completa pode ser efetuada em 1h55.
Tomada reforçada (16 A) com o carregador de bordo monofásico de 3,7kW, a carga completa pode ser efetuada em 3h50.
Tomada convencional (8 A) com o carregador de bordo monofásico (3,7 kW), a carga completa é atingida em cerca de 7h05.
Uma motorização térmica também está disponível: o motor a gasolina 1.2l de 3 cilindros PureTech de 130 cv conforme à última norma antipoluição Euro 6.4 está associado ao câmbio automático de 8 marchas EAT8 e a um sistema Start & Stop. Esta motorização está em processo de homologação.

Convém notar que todas as motorizações do novo PEUGEOT 408 estão associadas à caixa de câmbio automática de 8 marchas, garantia de tranquilidade e eficiência.

Não existe previsão de versão a diesel, porém um modelo 100% elétrico será lançado posteriormente.

Os Auxílios à Condução 

A bordo do novo PEUGEOT 408, um dispositivo completíssimo de sistemas de auxílio à condução de última geração, alimentados por informações recolhidas por 6 câmeras e 9 radares, garantem a segurança e a tranquilidade da condução, de manobras e deslocamento.                                                                                                                                                                                                         

Cruise Control adaptativo com função Stop and Go e alerta de distância entre veículos.
Frenagem automática de emergência com alerta de risco de colisão: detecta pedestres e ciclistas, de dia e de noite, a partir de 7 km/h até 140 km/h dependendo da versão.
Alerta ativo de troca involuntária de faixa ou de acostamento, com correção da trajetória.
Alerta de atenção do condutor, para detectar falhas na vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise dos mínimos movimentos do volante.
Reconhecimento ampliado e visualização no painel digital das placas de sinalização: pare, contramão, ultrapassagem proibida, fim de proibição de ultrapassagem, além das sinalizações de velocidade habituais.
Sistema de visão noturna (Night Vision), que permite detectar a presença de seres vivos (pedestres/animais) à frente do veículo à noite ou com visibilidade reduzida. O alcance do sistema garante a detecção além do alcance dos faróis, com exibição central da visão em infravermelho no painel digital, diretamente no campo de visão do condutor.
Vigilância de veículo no ponto cego de longo alcance (75 metros).
Alerta traseiro de tráfego em marcha ré com alerta de perigo próximo.
Câmera de ré de alta definição com visão de 180° com sistema de lavagem embutido.
Assistência ao estacionamento com visão de 360° graças a 4 câmeras de alta definição (dianteira, traseira, laterais).
Inclinação dos retrovisores ao engatar a marcha ré.
Faróis Matrix LED para beneficiar ao máximo da potência de iluminação dos faróis baixos sem ofuscar os veículos à frente ou em sentido contrário.  
Comutação automática de faróis altos/baixos.
 
Um novo passo rumo à condução semiautônoma será dado com o pack Drive Assist 2.0, que será disponibilizado no futuro. Ele é composto pelo Cruise Control adaptativo com função Stop and Go e pelo auxílio de permanência na faixa.

Duas novas funções são disponibilizadas para estradas de mão-dupla (com faixas separadas):

A mudança de faixa semiautomática, que propõe ao condutor ultrapassar o veículo da frente e depois entrar novamente em sua faixa, partindo de 70 km/h e até 180 km/h.
A recomendação antecipada de velocidade, que sugere que o condutor adapte sua velocidade de acordo com as placas de limite de velocidade.
Outros equipamentos estão disponíveis, facilitando a utilização do novo PEUGEOT 408 no dia a dia:

Acesso e partida sem as mãos, por aproximação;
Fácil acesso com as mãos ocupadas, graças a tampa do porta-malas motorizada;
Para-brisa aquecido com função degelo e volante aquecido;
Alarme perimétrico, volumétrico e de impasse;
Freio de mão elétrico em todas as versões;
Teto solar equipado com cortina.

E por fim, o novo Peugeot 408 ainda possui o sistema de assistência e-call:

Chamada de emergência “E-call+” com informação sobre o número de passageiros e localização, incluindo a direção do veículo na faixa.

 

Mais fotos
Clique na foto para ampliar